Olá!

Eu sou a Sofia Sá*

*Sofia Pedagogia para alguns/algumas

Todas as viagens têm um ponto de partida

Olá! Sou a Sofia, apaixonada por aprendizagens desde que me lembro de ser gente!

Filha de uma Professora de Físico-química, sempre me intrigaram os desafios que a docência representava (a avaliação, o drama!), e entusiasmaram as alegrias trazidas pela minha mãe para casa das salas de aula (o feedback positivo dos/as estudantes, sempre presente).

Como aluna, estive desde cedo atenta ao que resultava melhor e menos bem no ensino, na relação pedagógica e na avaliação. Como introvertida ouvi vezes sem conta

“és tão inteligente e tens tão boas notas, mas como não participas nas aulas não te vou dar 20”

e questionava, frustrada, se não existiria melhor forma de gerir a sala de aula e dar espaço a todos/as os/as estudantes para participarem e terem a nota que, achava eu, merecia.

“és tão inteligente e tens tão boas notas, mas como não participas nas aulas não te vou dar 20”

Lá me decidi pela Psicologia Educacional e no penúltimo ano da faculdade, em 2003, juntei as duas – comecei a dar formação de informática a seniores que nunca tinham mexido num computador. E apaixonei-me perdidamente pela partilha de conhecimento para sempre.

E como todas as boas histórias, chegou o plot twist!

O meu percurso como formadora de informática foi evoluindo para o mundo Microsoft e posteriormente para Excel avançado e VBA, já também como consultora. Quase me esqueci da área pedagógica com a alegria que era dar ferramentas a quem até aí sofria com os cliques certos.

Até decidir um dia enviar uma proposta de formação de avaliação para uma universidade e a minha vida mudar radicalmente!

2014

Instituto Superior Técnico

Andava eu pelo IST a dar formação de Excel Avançado e ouço que abriu um concurso para um gabinete de apoio à docência. Candidato-me e entro, contra todas as probabilidades.

2014 - 2018

Núcleo de Desenvolvimento Académico do Instituto Superior Técnico


Foram 4 anos de grandes mudanças e muita aplicação dos conceitos de Pedagogia do Ensino Superior. Entre formações pedagógicas, observações de aulas, consultoria pedagógica e também apoio e formações a estudantes foi uma experiência de aprendizagem absolutamente incrível. As metodologias ativas foram parte integral desse percurso, quer a nível da minha prática, da investigação e das formações pedagógicas. Finalmente… sabia como integrar as “Sofias” introvertidas das salas de aula, fazê-las pertencer, motivar todos/as os/as estudantes, melhorar aprendizagens e se tornar a sala de aula num espaço partilhado de interesse, motivação, dinâmica e participação.

Aqui com Richard Felder e Rebecca Brent, que honra privar com tanta sabedoria. São os meus ídolos Active Learning.

2018

Formadora Freelancer a tempo integral

Quatro anos depois despeço-me e digo (pensava eu) adeus ao IST para me tornar formadora pedagógica a tempo integral. Nem 4 meses depois volto…

2018 - 2022

Docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), Instituto Superior Técnico

Desta vez como docente do Departamento de Engenharia Informática, professora convidada a tempo integral para criar de raiz e lecionar uma UC de Comunicação em Engenharia Informática, para os Mestrados de Engenharia Informática e de Engenharia Informática de Telecomunicações.
O pânico. O drama.

E se nada afinal funcionava?
Como criar uma UC de raiz?
Como integrar toda a Pedagogia que tinha numa UC obrigatória sobre comunicação, dada por uma psicóloga, à qual a grande maioria dos 350 estudantes torcia o nariz?

Foi na base do confia.
Confia na investigação.
Confia na planificação alinhada de UC.
Confia nas metodologias ativas.
Confia em processos justos de avaliação.
Confia na ciência da Pedagogia do Ensino Superior.
Lê.
Relê.
Confia.
E assim foi.

E correu bem, logo no primeiro ano prémio de Outstanding Teacher para me dizer que confiar na ciência dá mesmo resultado! Um sucesso suado que no último ano a UC tinha quase 500 alunos (ufa!).

Descobri nesse percurso que gostava ainda mais do que pensava de estar com docentes do Ensino Superior. Atualmente é o que faço a 100%.

Adoro caminhar ao lado de quem quer fazer melhor e nem sempre sabe como. Adoro trabalhar ao lado de quem estudou uma vida inteira engenharia, medicina, biologia, literatura, de repente tem de dar aulas, avaliar estudantes, estabelecer uma relação pedagógica segura, dar aulas ativas, e isto tudo muitas vezes sem apoio ou formação pedagógica.

Adoro juntar as peças do que é a formação científica de origem e a confiança dos processos da Pedagogia do Ensino Superior que nos permitem estar em sala com confiança, entusiasmo e propósito.